Blog

A Indústria de Infraestrutura de Telecomunicações em Portugal


Em Portugal, a indústria de telecomunicações é liderada por 3 operadoras, responsáveis por 95% da renda gerada por este sector. As empresas de telecomunicações operam a partir de uma rede de infraestruturas utilizada para oferecer cobertura de rede móvel e que precisa ser modernizada conforme a tecnologia evolui. Por esta razão, a indústria de telecomunicações é directamente influenciada pelo desenvolvimento de novas tecnologias e infraestruturas, como na transição do 4G para o 5G.

Mais…

O que é o 5G e como vai impactar a sua vida?

Provavelmente já começou a ouvir falar sobre o 5G mas ainda não sabe o que significa, nem quais as inovações tecnológicas envolvidas. Desde o início do mercado de telecomunicações, deve ter tido uma considerável variedade de aparelhos e experimentado novas formas de interação com a tecnologia de cada modelo que possuiu. Atualmente, uma conexão estável de internet é praticamente considerada uma necessidade básica. Além disso, hoje em dia não são apenas os telemóveis e os computadores que requerem acesso à internet móvel. Todos sabemos que a tecnologia tem vindo a facilitar cada vez mais a nossa vida mas isso não significa que saibamos como o 5G tornará a nossa vida melhor.

Mais…

Cessão do Contrato de Arrendamento de Telecomunicações: Termos e Condições

Cessão do Contrato de Arrendamento de Telecomunicações

Provavelmente já conhece os benefícios de receber um alto valor a pronto pela compra de direitos do seu contrato de arrendamento de torre e antena de telecomunicações. No entanto, ainda se questiona quais os termos e condições deste tipo de transação? Aprender mais sobre os termos e condições da venda dos direitos do seu contrato de arrendamento de antena de telecomunicações pode ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas sobre este modelo de negócio.

Mais…

Os benefícios de reinvestir o valor recebido pelo seu contrato de arrendamento

Investimento em Telecomunicações

Já alguma vez recebeu uma oferta de compra do seu contrato de arrendamento de torre ou antena de telecomunicações? Fica a pensar se esta seria uma jogada inteligente?

Os contratos de arrendamento de torres e antenas de telecomunicações podem variar muito de cidade para cidade, de distrito para distrito, mas uma coisa que todos têm em comum é o facto do valor total ser apenas recebido ao fim de um longo-prazo. A APW Portugal pode oferecer um alto valor à vista pelo seu contrato em troca do recebimento dos alugueres futuros da antena de telecomunicações na sua propriedade. O que irá fazer com este dinheiro fica inteiramente ao seu critério e as possibilidades de reinvestimento são infinitas.

Mais…

Compartilhamento de Rede de Dados de Telecomunicações

Compartilhamento de rede de dados de Telecomunicações

Sabia que, como proprietário de um contrato de arrendamento, o compartilhamento de torres e antenas de telecomunicações é uma tendência crescente? O compartilhamento de rede promove muitos benefícios para as operadoras de telecomunicações, incluindo a redução de custos e a expansão da sua cobertura em áreas onde o espaço para torres e antenas é limitado. O compartilhamento de rede pode ainda ter um impacto positivo no meio ambiente, devido à otimização de recursos escassos. Esse compartilhamento cresce como alternativa económica, não somente de expansão da rede das operadoras, mas também para a racionalização dos custos. Cada vez mais, as empresas de telecomunicações procuram formas de atuação conjunta para diminuir os custos da transmissão de sinal.

Existem diversos tipos de compartilhamento de rede de torres e antenas de telecomunicações, mas os apresentados a seguir representam as formas mais comuns de compartilhamento destas infraestruturas.

Mais…