5 coisas importantes para saber sobre o 5G para iniciantes
Por Ed Bergstrom
O 5G pode ser usado para enviar imagens mais rapidamente, transmitir vídeos dos nossos telemóveis, mas existem outros usos impressionantes menos conhecidos, tais como comunicação de primeiros socorros, carros autónomos e outros avanços tecnológicos importantes. Continue a ler para saber mais sobre o que o 5G é capaz de fazer, o que o lançamento significa para os proprietários de sites de torres de telecomunicações e como o 5G está a ser implantado em todo o mundo.
1. Porque é que precisamos do 5G na vida quotidiana
A navegação por GPS é um excelente exemplo de como usamos o 5G no nosso dia-a-dia. Longe vão os dias em que imprimíamos mapas e memorizávamos direções antes de uma viagem. Contamos com os nossos telemóveis para aceder a dados de trânsito em tempo real e a informações atualizadas sobre o congestionamento rodoviário. Graças ao 5G e a várias empresas do ramo automóvel que testam os primeiros carros autônomos, teremos no futuro próximo condução autónomas, que dependem da velocidade do 5G para processar a estrada à frente, ao mesmo tempo em que analisam a trajetória de outros carros.
Outra maneira importante de usar o 5G é no trabalho. Muitas pessoas trabalham remotamente e confiam nos seus telemóveis para fornecer atualizações às suas equipas e fazer chamadas telefónicas de onde quer que estejam. Pequenas e grandes empresas podem operar melhor com 5G, tais como fornecedores de mercados de abastecimento que usam terminais móveis para processar pagamentos. Embora possa parecer normal, outros sectores – especificamente da indústria do espetáculo – estão a explorar uma revolução tecnológica graças ao 5G. A baixa latência e velocidade do 5G agora permite que concertos e eventos sejam transmitidos ao vivo via serviços de streaming, os quais permitiram que um número substancial de utilizadores (o recorde é de mais de 3 milhões de espectadores únicos) se juntasse, ao mesmo tempo, numa transmissão ao vivo. Outro exemplo são os shows de drones e holográficos realizados devido à capacidade extremamente alta do 5G de transferir dados instantaneamente.
Atualmente, quando se trata de dispositivos e 5G, a maioria das pessoas pensa em telefones móveis, tablets, dispositivos de leitura e relógios inteligentes. Estes aproveitam a conectividade da rede 5G para enviar e receber mensagens, desfrutar de concertos ao vivo, fazer chamadas de vídeo, processar pagamentos, etc. No entanto, carros autónomos, dispositivos médicos robóticos remotos e drones fazem parte do nosso dia-a-dia.
2. Maneiras inesperadas de usar o 5G no mundo moderno de hoje
Além de jogar jogos, transmitir vídeos e até eventos ao vivo nas palmas das nossas mãos, o 5G é usado n no nosso dia-a-dia para superar desafios significativos. Como sociedade, apoiamo-nos na conectividade 5G para a comunicação em relação à segurança e ao bem-estar. Por exemplo, os dispositivos médicos usados pelos socorristas acedem à rede 5G. Isso permitiu que os braços robóticos fossem controlados a vários quilómetros de distância para fazer operações cirúrgicas completas em espaços inesperados, como na estrada. Além disso, os hospitais possuem software que permite que enfermeiros e médicos monitorizem os pacientes remotamente, garantindo a sua segurança em todos os momentos.
Não é de admirar que o 5G nos permita, como sociedade, estar mais bem conectados – para comunicar e responder rapidamente em momentos de urgência de maneiras maravilhosas.
3. O que o lançamento do 5G significa para os proprietários de sites de torres de telecomunicações
O nosso mundo conectado depende cada vez mais da largura de banda e das interligações. Isso significa que, para que as pessoas e as empresas estejam mais bem conectadas, o 5G deve estar amplamente disponível. As operadoras estão a trabalhar arduamente para garantir que as Torres e Antenas de Telecomunicações ou Estações Rádio Base estejam atualizados com a mais recente tecnologia 5G. Também estão a garantir que tenham locais de Torres e Antenas de Telecomunicações ou Estações Rádio Base 5G em todas as regiões: cidades remotas e áreas urbanas densamente povoadas. Para este fim, os operadores podem ter que mudar a organização das suas redes de infraestruturas para torná-las compatíveis com os requisitos para a implantação desta nova tecnologia.
Com uma aquisição do contrato de arrendamento pela APW, um proprietário de uma torre de telecomunicações tem a oportunidade de receber um pagamento antecipado de montante fixo com base no valor de mercado do seu arrendamento. É um método alternativo de obter pagamentos das rendas da torre de telecomunicações. Uma aquisição de arrendamento permite que o proprietário receba o dinheiro de uma só vez ou com frequência que o proprietário prefere. O proprietário pode investi-lo, depositá-lo, utilizá-lo, doá-lo para caridade, pagar a faculdade, aplica-lo num fundo de pensões ou pagar dívidas e liquidar empréstimos.
A compra do contrato arrendamento não afeta de forma alguma a propriedade nem os direitos que a operadora tem ao abrigo do contrato de arrendamento. Então, é uma situação vantajosa para ambas as partes porque com uma compra do contrato de arrendamento, o proprietário da torre de telecomunicações ganha a liberdade de decidir como utilizar o valor investido pela APW.
4. 5G por todo o mundo
Governos, operadoras de telecomunicações e organizações estão a trabalhar para garantir que os sítios remotos do mundo tenham a mais recente conectividade móvel. À medida que nós, enquanto sociedade moderna, permanecemos mais conectados, o 5G continuará a ser cada vez mais importante em todo o mundo.
A APW está localizada em 20 países em 4 continentes. Não só contamos com 25 anos de experiência em liderança industrial, mas também empregamos especialistas e profissionais locais do setor de telecomunicações em cada país. Apresentamos soluções baseadas em leis locais, conceitos financeiros, costumes e idiomas. Na APW oferecemos condições comerciais flexíveis e favoráveis, seja para os nossos clientes e parceiros no Portugal ou para aqueles em todo o mundo, por exemplo na Austrália.
5. Palavras-chave relacionadas com o 5G
Por fim, conhecer estas palavras chave será útil para compreender o 5G e como funciona.
Lançamento do 5G: o 5G é o sucessor do 4G. É a tecnologia de quinta geração para redes móveis de banda larga. Tem maior largura de banda do que 4G e pode conectar diferentes dispositivos uns aos outros. O 5G é geralmente usado para conectividade móvel, conectando telemóveis e outros dispositivos uns aos outros.
Baixa latência: latência é o atraso entre um evento e o próximo. Com a conectividade de rede, baixa latência significa que há pouco ou nenhum atraso entre a transferência de informações. A baixa latência é desejável, especialmente quando se trata de conectividade de rede que requer que as informações sejam acedidas imediatamente.
Largura de banda: quando se trata de conectividade, a largura de banda é a quantidade máxima de dados que podem ser transmitidos num determinado período. Note que a largura de banda é igual ao volume de informações que pode ser enviado e é calculado em megabits por segundo (Mbps).
Micro site: Do tamanho de um computador portátil, os micro sites são caixas de acesso de rádio celular de baixa potência que podem ser instaladas em prédios ou pequenos postes. Os micro sites são instalados em áreas urbanas densas que exigem mais cobertura de dados e conectividade de rede. Estes lugares densamente povoados incluem estádios, estações de comboio e centros de cidades. Os micro sites aumentam a conectividade sem fio.
Macro site: Variando entre 15 a 40 metros de altura, os macro sites enviam e recebem sinais de rádio e fornecem cobertura para redes móveis e de dados. Os macro sites dão cobertura a uma área mais ampla que pode chegar alguns quilómetros de distancia. Geralmente estão localizados no campo, em áreas rurais ou perto de autoestradas.
Se estiver interessado em contactar a APW, ligue para o número 210 200 105 envie um e-mail para contacto@apwportugal.pt , ou preencha o formulário de contacto no nosso site.