- O seu contrato de arrendamento de torres e antenas de telecomunicações não é tão seguro como pensa. A operadora pode resolver o contrato por muitos motivos, os quais estão completamente fora do seu controlo. A consolidação da indústria e os avanços tecnológicos podem exercer um papel fundamental na decisão do operador em realocar ou desmobilizar um equipamento, podendo resultar na rescisão antecipada ou não renovação do contrato de arrendamento.
- Existem outros fatores relevantes a considerar: i) redução de custos operacionais por parte das operadores, resultando na redução de rendas; ii) fusões ou acordos entre operadoras, cada vez mais frequentes que colocam em risco a atual rede de cobertura; iii) constante atualização da tecnologia utilizada.
- Mesmo para os responsáveis do planeamento da rede de cobertura das operadoras, é muito difícil prever os equipamentos que serão desativados. Inclusive, a considerar que os especialistas em Gestão de Risco da nossa empresa têm uma vasta experiência no setor, mesmo após investirmos em algumas infraestruturas, muitas vezes perdemos todo o investimento realizado com a desmobilização do equipamento por parte da operadora.