Perguntas Frequentes

O que é que a APW Portugal está a comprar exatamente?

Essencialmente, estamos a comprar o direito de receber a renda mensal e de administrar o seu contrato de arrendamento por um período de tempo determinado. Esta transação poderá ser efetuada através de um “Contrato de Cessão de Créditos” ou “Contrato de Usufruto”, dependendo do tipo da infraestrutura de telecomunicações (Antena ou Torre) que está instalado na sua propriedade. O nosso departamento jurídico poderá fornecer mais informações sobre os tipos de contratos que podemos celebrar.

Qual o valor proposto pela APW Portugal?

O nosso investimento depende de uma análise de risco e benefício do contrato de arrendamento em questão. Para determinar o valor de nosso investimento, analisamos os aspetos jurídicos, económicos, geográficos e tecnológicos do mesmo. Para que lhe possamos apresentar uma oferta concreta, é indispensável que entre em contato com o nosso departamento de aquisições para que o seu caso possa ser analisado.

O dinheiro não renderia mais se eu mantiver o meu contrato de arrendamento?

Isso depende, claro, de como decidir utilizar ou investir esse dinheiro. Esta análise depende também da eventualidade de a operadora de telecomunicações aplicar reduções ao valor da renda e também do risco de rescisão do contrato de arrendamento. Mesmo se o valor da sua renda permanecer igual ou que o mesmo não seja terminado, o fluxo de caixa associado ao seu contrato será distribuído em pequenas parcelas por um longo período de tempo. Na maioria dos casos, a comparação entre receber uma grande quantia de dinheiro imediatamente versus economizar valores menores e sem garantia por um longo período de tempo é fulcral para a tomada de decisão.

Essa transação é permitida com base nos termos do meu contrato de arrendamento?

O investimento em contratos de arrendamento é um conceito universalmente aceite e reconhecido por todas as operadoras de telecomunicações em todos os países onde operamos. Em Portugal, o nosso tipo de transação, bem como os contratos que celebramos são fundamentados e permitidos pela lei portuguesa, caso contrário a APW Portugal não poderia realizar este tipo de investimento, pois não conseguiria receber a renda adquirida, nem negociar com a operadora de telecomunicações. Em hipótese nenhuma, a APW Portugal realizará atividades que contrariem o contrato firmado entre a operadora e o arrendatário.

O que acontece se a operadora de telecomunicações rescindir o contrato de arrendamento ou parar de pagar a renda?

Nada. Após acertado o contrato que formaliza o nosso investimento e recebido o valor à vista, a gestão do contrato de arrendamento é responsabilidade da APW Portugal. Em outras palavras, o processo de investimento em telecomunicações transfere integralmente o risco de rescisão do contrato para a APW Portugal.

Se o meu contrato de arrendamento pode ser rescindido, por que a APW Portugal tem interesse em comprá-lo?

Para a maioria dos proprietários, existe uma dependência financeira sobre o capital obtido pelo arrendamento da infraestrutura de telecomunicações. Por outro lado, a APW Portugal está a construir um portefólio de contratos de arrendamento o que reduz drasticamente o impacto da perda de um contrato em particular. É por este motivo que podemos assumir o risco do seu contrato ser rescindido e ainda pagar uma grande quantia à vista referente a vários anos de arrendamentos associados à sua torre ou antena de telecomunicações. O risco de rescisão do contrato de arrendamento está embutido no valor da proposta de investimento.

As operadoras de telecomunicações podem rescindir o meu contrato de arrendamento a qualquer momento?

Dependendo dos termos presentes no seu contrato, as operadoras têm o direito de rescindi-lo por diversos motivos, normalmente com base numa notificação de 30 a 90 dias. É justamente esta a característica que impede que o contrato de arrendamento seja utilizado como garantia para empréstimos ou seja descontado em instituições financeiras ordinárias.

Se eu tenho mais de um contrato de arrendamento, a proposta de investimento aplica-se a todos eles?

A APW Portugal tem interesse em adquirir a gestão de todos os contratos de arrendamento que se encontrem em conformidade com os padrões da empresa. Entre em contacto com o nosso departamento de aquisições para que possamos analisar e avaliar o seu caso.

Se eu vender a gestão do meu contrato de arrendamento, ainda serei o dono da propriedade?

Sim, a APW Portugal compra somente o direito de receber as rendas e de negociar o espaço referente ao contrato de arrendamento com as operadoras de telecomunicações por um determinado período de tempo. Não estamos a propor a compra da propriedade. Assim que o período do investimento da APW Portugal terminar, os direitos sobre o contrato de arrendamento cedidos a nós retornam para o proprietário.

Caso aceite a proposta de investimento da APW Portugal, continuo com a possibilidade de vender a minha propriedade?

Você está livre para vender a sua propriedade sem quaisquer restrições, além de conservar o valor total da quantia recebida através do processo de investimento da APW Portugal. Como a transação do investimento é registrada em cartório, o nosso contrato continuará em vigor e será transferido para o novo proprietário, assim como quaisquer arrendamentos associados à propriedade quando a vigência do investimento chegar ao fim.

O que acontece com a minha propriedade após adquirirem o meu contrato de arrendamento?

Geralmente, nada mudará. Depois de finalizarmos a transação, notificaremos a operadora de telecomunicações sobre a Cessão dos Créditos ou Contrato de Usufruto. Desse dia em diante e até ao final do período do acordo, a APW Portugal assume a gestão do contrato de arrendamento da infraestrutura de telecomunicações.

Em quanto tempo receberei o dinheiro?

O período da transação irá depender do tempo em que será capaz de fornecer a documentação necessária. De qualquer forma, com o aperfeiçoamento dos nossos processos internos, conseguimos fechar a transação desde a negociação até ao registro final em cerca de 40 dias.

Como tenho garantias de que a APW Portugal pode financiar esta operação de forma rápida?

A APW Portugal é propriedade da Associated Partners, LP e financiada pela KKR & Co., LP., avaliada em 150 biliões de euros. A força de um grupo de investimento colossal por trás da nossa operação garante que possamos executar as nossas transações e permite que receba rapidamente o montante acordado.

Como é que a APW Portugal ganha dinheiro?

A APW Portugal espera obter um retorno razoável pelos riscos associados aos investimentos, retorno esse que apenas existirá assumindo que o contrato de arrendamento permanecerá em vigor até ao seu término e que não existirão reduções nas rendas. Sabemos que todos os anos perderemos uma percentagem dos contratos do nosso portefólio devido a descomissionamentos por diversas razões, como fusões e consolidações de operadoras de telecomunicações (como no caso da Zon que se juntou à Optimus e criaram a NOS, ou a PT que se juntou á TMN e criou a MEO), atualizações tecnológicas, perda de licença, etc. Contudo, compensamos estas perdas com o fortalecimento constante do nosso portefólio por meio de aquisição de novos contratos.

Como devo iniciar o processo de investimento no meu contrato de arrendamento de telecomunicações?

A APW Portugal fará uma avaliação gratuita e determinará se o seu contrato de arrendamento e se a sua propriedade se qualificam para o nosso investimento. Entre em contato connosco através do Contacto ou envie um e-mail para contacto@apwportugal.pt. Para falar diretamente com a nossa equipa de aquisições, ligue 210 200 105.

Perguntas Frequentes was last updated Fevereiro 5th, 2019 by APWPortugal