as antenas de telecomunicações são críticas

Para que servem as torres de telecomunicações e como funcionam?

Todos sabemos que as torres de telecomunicações estão presentes nas nossas vidas diárias. Estão em toda parte e são essenciais para que possamos comunicar uns com os outros. Mas sabe exatamente quais são as suas funções? Continue a ler para ficar a saber mais sobre as mesmas.

Para que finalidades são utilizadas as torres de telecomunicações

As torres de telecomunicações permitem que as pessoas façam chamadas e acedam à Internet. Por outras palavras, criam uma rede que fornece sinal ou cobertura para que as chamadas e conexões sejam possíveis para todas as pessoas independentemente de onde quer que estejam.

Quando uma pessoa faz uma chamada telefónica, o seu telemóvel conecta-se à antena mais próxima. Depois, o sinal comunica-se com um centro de comutação móvel que envia o sinal para a antena ou estação base mais próxima de onde o receptor está situado.

É por isso que as antenas de telecomunicações são críticas — uma vez que, sem elas, os utilizadores seriam incapazes de entrar em contacto uns com os outros. Mais, essas antenas fornecem cobertura para comunicações móveis, o que se tem tornado cada vez mais vital.

Em lugares onde há existem grandes aglomerados de pessoas, tais como estádios de futebol, a conexão pode ser propensa à latência e, como tal, mais lenta do que o normal ou até mesmo sofrer interrupções.

À exceção destas situações, a gama de antenas de telecomunicações e a sua cobertura é considerável. Por exemplo, as antenas 4G podem fornecer uma cobertura sólida até 10-12 km e podem conectar uma aldeia a outra e estenderem-se a cidades próximas.

É importante instalar antenas conforme o número de habitantes. Devido à diferença considerável na densidade populacional é comum encontrar mais antenas nas grandes cidades do que nas pequenas.

Como funciona uma torre de telecomunicações?

Para perceber como as redes de telecomunicações operam é importante entender em primeiro lugar como é que as torres de telecomunicações — também conhecidas como antenas ou torres — funcionam. Afinal, usamos essas antenas diariamente para comunicar e para estarmos permanentemente conectados.

A forma como as antenas de telecomunicações funcionam é simples: assim que o utilizador marca um número de telemóvel no seu smartphone e carrega no botão de chamada, a antena recebe o sinal. A antena processa a chamada telefónica e envia a chamada para o centro de comutação móvel. Uma vez lá, a chamada é enviada para uma nova antena, onde o receptor está conectado, e o telemóvel do receptor começa a tocar. Claramente, a chamada é conectada de uma antena para outra. Primeiro, a antena de quem liga recebe o sinal e, em seguida, a antena de quem recebe envia o sinal para que o telemóvel do receptor comece a tocar.

Assim, quando uma mensagem de voz diz que o telemóvel do receptor não está disponível é porque o utilizador não está conectado a uma antena com um sinal e, portanto, o receptor não pode receber a chamada telefónica.

Qual é o tamanho de uma antena de telecomunicações?

As antenas de telecomunicações, em geral, destacam-se pelo seu tamanho. À primeira vista, pode-se pensar que elas não são tão grandes uma vez que podem variar entre 30 centímetros e 1 metro de comprimento, mas a verdade é que elas são geralmente colocadas no topo de uma torre ou no telhado de um prédio a uma altura de 15 a 50 metros. Para reduzir o impacto que estas infraestruturas podem ter na paisagem elas são integradas, em muitos casos, com o ambiente através de materiais que assemelham-se aos elementos que compõem a paisagem, passando despercebidas.

As antenas de telecomunicações estão geralmente situadas nos pontos mais altos das cidades ou nos telhados dos edifícios. Por razões de segurança, recomenda-se uma distância de pelo menos 6 metros entre uma antena e uma pessoa, condição facilmente atendida em ambientes tanto rurais como urbanos.

Tem alguma questão relativamente ao funcionamento de uma antena de telecomunicações, para que finalidades é utilizada e qual o seu tamanho? Entre em contacto com a APW Portugal, através do 210 200 105 ou visite www.apwportugal.pt e um dos nossos diretores de aquisição fornecerá consultoria sobre o seu contrato de arrendamento para torres de telecomunicações.