Como pode a APW Portugal assumir o risco do seu contrato de telecomunicações?
O risco de rescisão presente em todos os contratos de arrendamento é o motivo da existência da APW Portugal. A sua premissa é simples – a APW compra um contrato de arrendamento de telecomunicações durante um período de tempo acordado, em troca de um pagamento imediato ao proprietário do imóvel. A APW compensa o risco de rescisão com uma grande carteira de ativos, em que o risco é diversificado e está distribuído por milhares de arrendamentos. Ao contrário do proprietário, a APW pode perder uma parte do seu portfólio devido à sua dimensão, experiência e capacidade de negociar valores justos de mercado.
A estratégia da APW Portugal é adquirir uma carteira diversificada de investimentos imobiliários de longo prazo, com o objetivo de recolher rendas futuras não garantidas, oferecendo soluções financeiras ao proprietário do local. Quando o contrato com a APW expira, o proprietário do local volta a receber a renda, geralmente com um valor mais elevado devido às negociações realizadas com as operadoras de telecomunicações.
A APW Portugal elimina o risco do proprietário perder as rendas caso as operadoras decidam remover o seu equipamento e deixar o local. A APW garante ao proprietário um elevado montante adiantado e garantido, o que lhe permite reinvestir o capital em algo mais lucrativo e seguro. Quer reinvistam nos seus negócios, em melhorias na casa, no pagamento de hipotecas, em viagens pelo mundo, na sua pensão ou na educação dos seus filhos, os benefícios de obter uma antecipação de capital são evidentes em negócios anteriores feitos com outros proprietários.
Sendo um “senhorio” de grande escala, que opera independentemente das operadoras e empresas de gestão de torres de telecomunicações, a APW Portugal incentiva os proprietários a educarem-se sobre qual é a realidade atual do mercado das telecomunicações. De acordo com a nossa experiência, os acordos de telecomunicações não são padronizados. Os contratos de arrendamentos entre as operadoras e os proprietários variam mas muitos não têm esse conhecimento. Se a operadora solicitar que altere os termos estabelecidos do arrendamento, os proprietários devem saber exatamente o que essas mudanças significam de uma perspectiva comercial e legal. Sem a devida atenção, poderá estar a prejudicar os termos que anteriormente negociou e aceitou.
Do ponto de vista do arrendamento comercial, uma cláusula encontrada nos contratos das operadoras é o que impulsiona o modelo de negócios da APW Portugal. As operadoras normalmente incluem linguagem de rescisão nos seus arrendamentos, com períodos de aviso prévio bastante curtos. A APW pretende alertar para o facto de que a renda dos contratos de telecomunicações é uma forma instável de receita; esta não é garantida a longo prazo. Apesar da robustez destas estruturas e do volume de utilizadores que dependem destas antenas para aceder à rede, o risco de rescisão permanece real devido à linguagem jurídica presente nos contratos e das constantes mudanças no setor das telecomunicações.
A APW Portugal trabalha em conjunto com os proprietários, advogados e consultores financeiros para garantir que todo o processo de investimento fique esclarecido. A experiência demonstrou à equipa da APW que muitas vezes os proprietários carecem de informações sobre o mercado, que são fundamentais ao negociar com as operadoras. Nesse sentido, é fundamental que os proprietários examinem cuidadosamente qualquer documentação ou comunicação recebida da operadora de telecomunicações. Para um titular de um contrato de arrendamento de uma antena de telecomunicações, a APW Portugal questiona: está a par das mudanças em curso no mercado que podem ter impacto na sua propriedade e na renda que recebe atualmente?