Vodafone faz primeira ligação 5G em Portugal com smartphone

A aposta na tecnologia de comunicação 5G por parte das empresas tecnológicas e operadoras é cada vez mais evidente. É verdade que esta tecnologia ainda não chegou aos clientes finais mas, no caso das operadoras, começam a ser apresentados os primeiros protótipos.

A Vodafone Portugal apresentou hoje, pela primeira vez no nosso País, o protótipo de um smartphone 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson.

Esta demonstração representa um avanço tecnológico sem precedentes no percurso que as duas Empresas têm vindo a desenvolver na preparação do lançamento comercial da rede móvel do futuro, tendo sido possível ver no ecrã de um smartphone, pela primeira vez em Portugal, o ícone de rede 5G.

Para esta demonstração foi usada uma solução end-to-end pré-comercial da Ericsson – com uma antena de última geração Massive MIMO Air 6488 na faixa dos 3,6 GHz –, e o protótipo do smartphone da Qualcomm com chipset Snapdragon™ X50.

Com esta demonstração, a Vodafone dá mais um significativo passo tecnológico no que diz respeito ao futuro da inovação em Portugal. Além de apresentar o protótipo de um telemóvel 5G, esta demonstração concretiza os standards 5G Non-Standalone (NSA) fechados pela Indústria para a comercialização desta tecnologia.

Primeira videochamada 5G, em ambiente de Realidade Virtual

A par do protótipo do smartphone 5G foram ainda apresentados mais dois exemplos do estado atual desta tecnologia, nomeadamente a primeira videochamada, em ambiente de Realidade Virtual, realizada entre Lisboa e Orlando, nos Estados Unidos da América, e um jogo VR multiplayer.

Com o evento hoje realizado, a Vodafone Portugal e a Ericsson demonstram, uma vez mais, as potencialidades do 5G. Estas demonstrações aconteceram durante a final do Big Smart Cities, competição de empreendedorismo promovida pelas duas Empresas, e que este ano teve o seu foco no 5G.

Vodafone faz primeira ligação 5G em Portugal com smartphone was last updated Dezembro 18th, 2018 by APWPortugal
« Voltar ao Notícias