Que luta é esta entre a Altice e a Anacom por causa do 5G e TDT?

A Altice acusou o regulador das telecomunicações, a Anacom, de incompetência. Já houve até pedidos de demissão. Em 4 respostas, explicamos como o TDT e arranque do 5G estão no meio desta luta.

O 5G, o próximo passo das telecomunicações, vem aí. Já está a disponível em países como os EUA, a Coreia do Sul ou Inglaterra, mas, em Portugal, só deve tornar-se real em 2020. O calendário foi definido pela Comissão Europeia e a Anacom, entidade pública que regula o setor, quer cumpri-lo. Vai acontecer? A Anacom tem dito publicamente que sim, mas há operadoras, como a Altice, que já se demarcam dos problemas que afirmam que vão acontecer. Porquê? Porque é preciso mexer na TDT (televisão digital terrestre). Confuso? Nas cinco respostas abaixo, explicamos a luta que tem estado a decorrer entre uma das maiores operadoras e o regulador do seu setor.

A 22 de agosto, a Anacom divulgou o sentido provável da decisão que vai tomar sobre a migração do TDT para a faixa dos sub-700 megahertz (MHZ). Isto vai permitir que a faixa dos 700 MHZ seja libertada para o 5G. Entre 22 de agosto e 19 de setembro a Anacom promoveu uma consulta pública sobre o tema e, na terça-feira, a Altice deu a conhecer a sua resposta oficial, revelando um extenso desagrado com a entidade reguladora.

Que luta é esta entre a Altice e a Anacom por causa do 5G e TDT? was last updated Outubro 4th, 2019 by APWPortugal
« Voltar ao Notícias