Altice Europe afunda 15% após encaixar menos receita face ao esperado

As acções da empresa liderada por Patrick Drahi (na foto) estão a afundar 15% na sessão desta quinta-feira. Ontem os resultados falharam as expectativas dos analistas.

As receitas da Altice Europe caíram 5,5% para 3,4 mil milhões de euros no terceiro trimestre, abaixo dos 3,51 mil milhões de euros esperados pelos analistas. As contas da empresa, apresentadas esta quarta-feira, 22 de Novembro, estão a afectar a negociação em bolsa na sessão desta quinta-feira, 23 de Novembro. As acções já caíram mais de 15% para mínimos de Maio deste ano.

Os títulos da Altice Europe chegaram a cair 15,84% para os 1,7 euros – a maior queda intra-diária desde Agosto -, mas estão agora a cair 11,34% para os 1,791 euros. Em causa estão os resultados do terceiro trimestre divulgados ontem pela empresa.

Por um lado, houve um crescimento dos subscritores de telecomunicações no mercado francês: somou 378 mil subscritores nos tarifários móveis. Por outro lado, essa subida dos subscritores foi feita à custa da oferta de descontos que pesaram nas receitas da empresa.

Os analistas antecipavam receitas de 3,51 mil milhões de euros, mas estas ficaram-se pelos 3,44 mil milhões de euros. Isso teve repercussão no EBITDA: a Altice Europe registou um saldo positivo de 1,3 mil milhões de euros, abaixo dos 1,33 mil milhões de euros estimados pelos analistas.

De acordo com a Bloomberg, estes números sublinham a dificuldade do desafio do presidente do conselho de administração da Altice, Patrick Drahi, de recuperar quota de mercado face à concorrência agressiva e, ao mesmo tempo, gerar lucros suficientes para reduzir o peso da dívida no grupo que criou.

Uma forma de pagar essa dívida deverá ser através de alienações, depois da empresa se ter focado em aquisições nos últimos anos. Ontem, na conferência com investidores, Patrick Drahi abriu a porta à venda de parte da rede de fibra óptica em França, aproveitando “o bom momento do mercado”.

No terceiro trimestre, a dívida da empresa, devido à venda de activos que a empresa implementou, recuou 5,3% para 30 mil milhões de euros.

Em Portugal, as receitas da Altice Portugal (dona da Meo) baixaram 0,3% para os 525 milhões de euros até Setembro, em termos homólogos – o que representa uma travagem das perdas registadas na primeira metade do ano.

Altice Europe afunda 15% após encaixar menos receita face ao esperado was last updated Novembro 28th, 2018 by APWPortugal
« Voltar ao Notícias